O bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira
Bispo diocesano de Caratinga emite Circular reforçando orientações para prevenção do COVID-19
O bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira, encaminhou nesta segunda-feira, 16 de março, uma Circular reforçando e as orientações já dadas através da Orientação Pastoral do último dia 29 de fevereiro. Novas orientações foram acrescentadas.
No documento, encaminhado aos sacerdotes, diáconos, animadores de comunidade, ministros da palavra, ministros extraordinários da sagrada comunhão, agentes de pastoral e a todo o povo de deus da Diocese de Caratinga, o bispo, levando em conta a propagação do novo Coronavírus em todo o Brasil, chegando a alcançar também diversas cidades de região próxima à diocese e unindo-se à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, recomenda a observância de uma série de orientações, com vistas à prevenção e aos cuidados no combate ao vírus.
Além das recomendações já listadas na primeira orientação, como a suspensão do gesto do abraço da paz, a oração do Pai Nosso sem dar as mãos e a distribuição da Sagrada Comunhão diretamente nas mãos dos fiéis sob uma única espécie, dom Emanuel decidiu suspender por tempo indeterminado a realização da catequese, assim como de encontros, assembleias, seminários e outros eventos que contribuam para aglomerar pessoas, conforme o bispo, os eventos já agendados, dentro do possível, devem ser remarcados. O bispo recomendou ainda que as paróquias e comunidades redobrem a atenção durante a realização de celebrações litúrgicas, proporcionando, à medida do possível, o acesso ao álcool em gel e a utilização de ambientes abertos.
Dom Emanuel decidiu também desobrigar idosos e enfermos do compromisso cristão católico de participar das missas semanais. Estes poderão permanecer em comunhão e unidos à comunidade de fé a partir das celebrações transmitidas pelos diversos meios de comunicação social.
Além disso, o bispo recomendou a manutenção dos bons hábitos de higiene, a observância das recomendações do Ministério da Saúde e o cuidado com a propagação de notícias falsas, que em nada contribuem para o bem-estar social.
Informações: Diocese de Caratinga.
#MartinsSoaresOnline