a medida deve ser seguida, por exemplo, em indústrias, comércios, bancos, estações de ônibus e metrô, rodoviárias e lotéricas.

Coronavírus: uso de máscaras em estabelecimentos comerciais passa a ser obrigatório em MG

Agora é lei. Funcionários de estabelecimentos comerciais e servidores que prestem atendimento ao público devem usar máscaras em Minas Gerais. A determinação foi publicada na edição deste sábado (18) do Diário Oficial do estado e já está em vigor.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), assinou a sanção da lei durante breve pronunciamento na tarde desta sexta-feira (17). A medida, de autoria do deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT), deve durar enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a lei, a medida deve ser seguida em indústrias, comércios, bancos, estações de ônibus e metrô, rodoviárias e lotéricas. A lei também é válida em órgãos e entidades da administração pública, nos sistemas penitenciário e socioeducativo e também nas instituições de longa permanência para idosos.

Segundo o governo, esses estabelecimentos deverão fornecer máscaras e outros recursos necessários à prevenção da covid-19 aos funcionários ou servidores.

Também passa a ser obrigatória a disponibilização de recursos de higienização pessoal aos consumidores ou usuários do serviço.

O descumprimento pode gerar, por exemplo, advertência, multa, interdição e cancelamento de alvará.

Em Belo Horizonte, foi publicado um decreto do prefeito Alexandre Kalil (PSD) obrigando o uso de máscaras pela população sempre que sair de casa.

Número de casos em MG
Minas Gerais já teve 35 mortes confirmadas em decorrência do novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta sexta-feira (17). Até a véspera, eram 33 óbitos confirmados no estado.

Além disso, outras 98 mortes estão em investigação e 1.021 casos da Covid-19 foram confirmados em Minas Gerais. Os casos suspeitos já chegam a 72.860, ainda aguardando resultados de exames laboratoriais.

Por G1 Minas — Belo Horizonte

Outras Notícias

PREFEITURA DE MARTINS SOARES REFORÇA FAIXA DE INTERDIÇÃO EM PRAÇA

MARTINS SOARES (MG) - Na última sexta-feira 12/06 a Prefeitura de Martins Soares reforçou a interdição da Praça Catul...

PROPRIETÁRIOS RURAIS RECEBEM VISITA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM MARTINS SOARES

MARTINS SOARES (MG) - Nesta semana a equipe da Vigilância Sanitária de Martins Soares,esteve visitando e orientando o...

Espera Feliz tem 1º caso confirmado de Covid-19

ESPERA FELIZ (MG)- A Secretaria de Saúde de Espera Feliz confirmou, numa transmissão ao vivo extraordinária, o primei...